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  • Vilson Pedrosa
  • 10 de julho de 2019

SAIBA COMO NÃO PERDER A QUALIDADE DE SEGURADO DO INSS

Eu sei que você deve estar com muitas dúvidas neste momento de transição. Provavelmente, deve estar se perguntando: O que é a qualidade de segurado do INSS?



A qualidade de segurado do INSS é a condição que lhe garante estar assistido contra infortúnios que podem ocorrer, um exemplo é se porventura você ficar doente ou sofrer um acidente de qualquer natureza ou acidente de trabalho. Para cada benefício é necessário ter contribuído com certo número de meses ao INSS. Por exemplo, auxílio doença comum exige 12 meses de contribuição.


Neste ponto quero chamar sua atenção para que você saiba o que deve fazer para não perder a condição de segurado do INSS e ficar sem ter acesso aos benefícios, o que é muito ruim para você e seus dependentes, ou seja, sua família!  Esta informação é importante ainda mais agora que estamos com mais de 13 milhões de desempregados no país. E muitos não fazem contribuição para o INSS e estão sujeitos a perder a condição de segurado do INSS.


Se você tem mais de 10 anos de contribuição, pode ficar até 2 anos sem contribuir com o INSS, que NÃO PERDE A CONDIÇÃO DE SEGURADO. Se estiver desempregado, comprovando com registro na Delegacia do Trabalho, no SINE, ganha mais um ano.
Simplificando, com mais de 10 anos de carteira assinada, tem 3 anos de graça. E caso você tiver menos de 10 anos de carteira e ficar desempregado vai ter direito a 2 anos de graça, um ano é comprovando que está desempregado com registro no SINE. Após este prazo, se não tem contribuição, fica sem ter direito no auxílio-doença, no auxílio-acidente, na pensão por morte, na aposentadoria por invalidez, na aposentadoria por tempo de contribuição e a aposentadoria por idade depende de quantas contribuições já tinha.
Se você está desempregado a mais de 2 anos verifique sua condição  e para não perder a condição de segurado pode contribuir no carnê, pagando como facultativo, 11% do valor do salário mínimo.

 

 

Veja também: APOSENTADO POR INVALIDEZ VAI SER CHAMADO PARA O PENTE FINO DO INSS?

 

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Forte Abraço!

Pedrosa
 




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Perguntas Frequentes

1Como funciona o Escritório Online?

Escritório Online consiste num modelo de escritório virtual que utiliza dispositivos digitais para possibilitar o contato com clientes de forma ágil e segura. Nada mais é que uma ferramenta que possibilita o contato Cliente x Especialista, com intuito de esclarecer todas as dúvidas concernentes a aposentadorias, revisões, auxílios e demais prestações previdenciárias.

2Quais as vantagens da Advocacia Online?

A grande vantagem é a economia de tempo e redução de custos. O cliente não necessita se deslocar e aguardar no escritório físico, evitando gastos com passagem ou combustível e estacionamento. Também não tem o stress do trânsito das grandes cidades, além de ainda proporcionar a vantagem da rapidez na resposta de alguma dúvida de baixa complexidade e com privacidade.

3Como é realizado o atendimento online?

O atendimento será realizado via e-mail ou whatsapp. Primeiramente, é necessário clicar na aba “Escritório Online” e preencher os campos definidos como obrigatórios. Feito isso, um de nossos Especialistas irá entrar em contato (e-mail ou whatsapp) e irá verificar quais são as suas dúvidas. Neste primeiro contato o foco é esclarecê-las com base nas informações reportadas e em documentos acessados diretamente da página do INSS – www.meuinss.gov.br.
Caso seja necessário, serão solicitados documentos para complementar a análise do caso.

4Qual horário de funcionamento?

O Escritório Online funciona de segunda a sexta, em horário comercial, das 08h até as 18h, sem intervalo de almoço.
Se alguma mensagem for enviada fora deste horário, no primeiro momento do início de expediente é verificado o pedido de contato e o mesmo é realizado seguindo a ordem em que chegou.

5Que tipo de documentos podem ser solicitados?

Os documentos vão desde certidões de nascimento e casamento, atestados médicos e exames, CTPS, formulários PPP e laudos ambientais, que servem para caracterizar em quais condições se pode dar uma aposentadoria, auxílio-doença, pensão, etc.

6Caso seja solicitado o envio da documentação, como proceder?

Basta encaminhar por meio de digitalização ou foto (em arquivos jpg. ou pdf.), via e-mail ou whatsapp. Atualmente, com a inovação trazida pelo MEU INSS e pelos Tribunais Eletrônicos, não há exigência dos documentos serem originais.

7E se necessário um atendimento mais “pessoal” com o Especialista?

Em casos de maior complexidade, pode-se agendar reunião online, via videochamada pelo aplicativo whatsapp, ou videoconferência pelo aplicativo Skype, em data e horário a ser combinado.

8Quem será responsável pela análise e acompanhamento do caso?

O Escritório Online é composto por uma equipe de advogados especialistas na área previdenciária. São eles que acompanharam os casos desde o início até a possível solução.

9Sobre a privacidade, dados pessoais serão realmente preservados?

Sim. Todos os dados são mantidos em total sigilo. Somente nossos advogados, que os representarão administrativa ou judicialmente é que terão acesso aos mesmos.

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