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ACESSE AO CÁLCULO DE TEMPO DE APOSENTADORIA

Benefícios

  • Romany R. Rodrigues
  • 29 de fevereiro de 2020

VOCÊ CONHECE A POSSIBILIDADE DE DOBRAR O VALOR DA SUA APOSENTADORIA?

A Lei 9.876, instituída em 1999, além de passar a regulamentar a aplicação do Fator Previdenciário nas aposentadorias, criou ainda outro elemento limitante de valores, conhecido como Mínimo Divisor Comum.

A intenção desse elemento era limitar um mínimo de contribuições ao INSS após julho de 1994 até a data do efetivo pedido administrativo.

No caso, o Segurado, após 1999, precisaria possuir o mínimo de 60 contribuições posteriores a julho de 1994 para ter sua média calculada sem que houvesse um “prejuízo” para os cofres públicos com a concessão de um valor alto apurado em poucas contribuições.

Explicando melhor…

Antes da reforma, a média era apurada com base nos 80% maiores salários de contribuição realizados desde julho de 1994 até a data do pedido, descartando as 20% mais baixas. 

Inicialmente era aplicado o fator previdenciário.

Acontece que, o mínimo divisor era aplicado se houvesse menos de 60% das contribuições entre 07/94 e a data do pedido (DER). 

Neste caso, a média era retirada somando-se todas as contribuições desde julho de 1994 até a DER e dividida pelo mínimo divisor, que seria 60% do período decorrido. 

Por óbvio, este divisor reduzia o valor do benefício, prejudicando quem tivesse contribuído por um período menor após a vigência da moeda atual.

Mas aí vem a pergunta: Como você pode dobrar o valor da sua aposentadoria? 

Pois bem. A Reforma da Previdência, que está em vigor desde 13/11/2019, extinguiu esse divisor mínimo e considera que agora, todos os benefícios vão utilizar a apuração da média com base em 100% das contribuições de julho de 1994 a DER.

Esta alteração, de fato, pode dobrar o valor da sua aposentadoria, desde que, não tenha realizado muitas contribuições após julho de 1994 e, as realizadas, sejam em valores elevados. 

O ideal nesse momento é verificar quanto tempo de contribuição possui e fazer cálculos de renda mensal inicial, inclusive, com verificação das contribuições na origem dos vínculos ou de contribuição individual. 

No entanto, isto demanda empenho de ir atrás de informações.

Mas lembre-se: Trata-se do valor que irá substituir a renda oriunda do trabalho que no futuro deixará de prestar. 

Pensando nisso, disponibilizamos um canal direto via whatsapp (49.9.9824-8589), onde você pode tirar todas as suas dúvidas, bem como um ATENDIMENTO ONLINE, pelo qual você estará em contato direto com nossos especialistas.

Eles irão analisar suas condições atuais e projetar todos os cenários possíveis, indicando qual é o melhor caminho a traçar!

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Perguntas Frequentes

1Como funciona o Escritório Online?

Escritório Online consiste num modelo de escritório virtual que utiliza dispositivos digitais para possibilitar o contato com clientes de forma ágil e segura. Nada mais é que uma ferramenta que possibilita o contato Cliente x Especialista, com intuito de esclarecer todas as dúvidas concernentes a aposentadorias, revisões, auxílios e demais prestações previdenciárias.

2Quais as vantagens da Advocacia Online?

A grande vantagem é a economia de tempo e redução de custos. O cliente não necessita se deslocar e aguardar no escritório físico, evitando gastos com passagem ou combustível e estacionamento. Também não tem o stress do trânsito das grandes cidades, além de ainda proporcionar a vantagem da rapidez na resposta de alguma dúvida de baixa complexidade e com privacidade.

3Como é realizado o atendimento online?

O atendimento será realizado via e-mail ou whatsapp. Primeiramente, é necessário clicar na aba “Escritório Online” e preencher os campos definidos como obrigatórios. Feito isso, um de nossos Especialistas irá entrar em contato (e-mail ou whatsapp) e irá verificar quais são as suas dúvidas. Neste primeiro contato o foco é esclarecê-las com base nas informações reportadas e em documentos acessados diretamente da página do INSS – www.meuinss.gov.br.
Caso seja necessário, serão solicitados documentos para complementar a análise do caso.

4Qual horário de funcionamento?

O Escritório Online funciona de segunda a sexta, em horário comercial, das 08h até as 18h, sem intervalo de almoço.
Se alguma mensagem for enviada fora deste horário, no primeiro momento do início de expediente é verificado o pedido de contato e o mesmo é realizado seguindo a ordem em que chegou.

5Que tipo de documentos podem ser solicitados?

Os documentos vão desde certidões de nascimento e casamento, atestados médicos e exames, CTPS, formulários PPP e laudos ambientais, que servem para caracterizar em quais condições se pode dar uma aposentadoria, auxílio-doença, pensão, etc.

6Caso seja solicitado o envio da documentação, como proceder?

Basta encaminhar por meio de digitalização ou foto (em arquivos jpg. ou pdf.), via e-mail ou whatsapp. Atualmente, com a inovação trazida pelo MEU INSS e pelos Tribunais Eletrônicos, não há exigência dos documentos serem originais.

7E se necessário um atendimento mais “pessoal” com o Especialista?

Em casos de maior complexidade, pode-se agendar reunião online, via videochamada pelo aplicativo whatsapp, ou videoconferência pelo aplicativo Skype, em data e horário a ser combinado.

8Quem será responsável pela análise e acompanhamento do caso?

O Escritório Online é composto por uma equipe de advogados especialistas na área previdenciária. São eles que acompanharam os casos desde o início até a possível solução.

9Sobre a privacidade, dados pessoais serão realmente preservados?

Sim. Todos os dados são mantidos em total sigilo. Somente nossos advogados, que os representarão administrativa ou judicialmente é que terão acesso aos mesmos.

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