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  • Romany R. Rodrigues
  • 14 de janeiro de 2020

O QUE ESPERAR DA NOVA ETAPA DO PENTE FINO DO GOVERNO

A nova etapa da operação Pente Fino que, até o momento, já registrou mais de 260 mil benefícios revisados e encerrados, promete causar novo furor junto aos beneficiários do INSS.

Isso porque, segundo fontes do Governo, a previsão é de que sejam notificados mais de 300 mil benefícios de auxílio-doença e/ou benefício assistencial ao portador de deficiência.

Os benefícios de aposentadoria por invalidez, agora renomeados de aposentadoria por incapacidade permanente, estão de fora inicialmente, pois considera-se que já foram esgotadas em etapas anteriores.

Como antes, a idéia central da operação é revisar os benefícios em busca de irregularidades, desde sua concessão até sua manutenção, como a não comprovação de qualidade de segurado e/ou aptidão para o trabalho, dentre outras.

Além disso, também tem a função de amenizar o possível aumento das despesas com a Previdência, pois paralela a ela, existe uma Força Tarefa incumbida de destravar cerca de 2,3 milhões de benefícios represados.

Essa nova etapa pode iniciar ainda este mês, ainda que, muitos peritos do INSS acreditem que ela vá iniciar-se apenas ao final de março.

Portanto, significa um prazo maior para o Segurado se preparar, buscando e atualizando os documentos médicos para não ser pego de surpresa.

Um ponto de bastante atenção é que o Perito precisa justificar o motivo da manutenção ou não do benefício, inserindo no sistema do INSS em quais documentos médicos se baseou, motivo por qual o Segurado não deve poupar na documentação que ateste sua incapacidade.

Porém, como em qualquer situação, há os casos excepcionais, considerados isentos para a revisão do Pente Fino. São eles: Beneficiários com 60 anos ou mais; com 55 a 59 anos de idade e com mais de 15 anos em benefício; portadores de HIV.

Fora esses, quem já passou pelo pente fino dificilmente será chamado novamente. Mas isso não indica que não sejam, então é importante manter sempre a documentação médica atualizada.

Com essa nova etapa o Governo prevê uma economia de aproximadamente 5 bilhões de reais.

Sendo assim, procure organizar seus documentos médicos. Além disso, organize suas contribuições. Analise outros cenários, tal como uma aposentadoria por idade ou contribuição.

Pensando nisso é que elaboramos uma Calculadora, na qual você, simplificadamente, descobre qual é o momento mais adequado para iniciar um planejamento de aposentadoria.

Se tiver dúvidas, adicione o Whatsapp (49) 9.9824-8589 na agenda do seu celular e nos envie uma mensagem, que podemos lhe auxiliar.

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Agora é hora de analisar as circunstâncias e ser previdente!

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Perguntas Frequentes

1Como funciona o Escritório Online?

Escritório Online consiste num modelo de escritório virtual que utiliza dispositivos digitais para possibilitar o contato com clientes de forma ágil e segura. Nada mais é que uma ferramenta que possibilita o contato Cliente x Especialista, com intuito de esclarecer todas as dúvidas concernentes a aposentadorias, revisões, auxílios e demais prestações previdenciárias.

2Quais as vantagens da Advocacia Online?

A grande vantagem é a economia de tempo e redução de custos. O cliente não necessita se deslocar e aguardar no escritório físico, evitando gastos com passagem ou combustível e estacionamento. Também não tem o stress do trânsito das grandes cidades, além de ainda proporcionar a vantagem da rapidez na resposta de alguma dúvida de baixa complexidade e com privacidade.

3Como é realizado o atendimento online?

O atendimento será realizado via e-mail ou whatsapp. Primeiramente, é necessário clicar na aba “Escritório Online” e preencher os campos definidos como obrigatórios. Feito isso, um de nossos Especialistas irá entrar em contato (e-mail ou whatsapp) e irá verificar quais são as suas dúvidas. Neste primeiro contato o foco é esclarecê-las com base nas informações reportadas e em documentos acessados diretamente da página do INSS – www.meuinss.gov.br.
Caso seja necessário, serão solicitados documentos para complementar a análise do caso.

4Qual horário de funcionamento?

O Escritório Online funciona de segunda a sexta, em horário comercial, das 08h até as 18h, sem intervalo de almoço.
Se alguma mensagem for enviada fora deste horário, no primeiro momento do início de expediente é verificado o pedido de contato e o mesmo é realizado seguindo a ordem em que chegou.

5Que tipo de documentos podem ser solicitados?

Os documentos vão desde certidões de nascimento e casamento, atestados médicos e exames, CTPS, formulários PPP e laudos ambientais, que servem para caracterizar em quais condições se pode dar uma aposentadoria, auxílio-doença, pensão, etc.

6Caso seja solicitado o envio da documentação, como proceder?

Basta encaminhar por meio de digitalização ou foto (em arquivos jpg. ou pdf.), via e-mail ou whatsapp. Atualmente, com a inovação trazida pelo MEU INSS e pelos Tribunais Eletrônicos, não há exigência dos documentos serem originais.

7E se necessário um atendimento mais “pessoal” com o Especialista?

Em casos de maior complexidade, pode-se agendar reunião online, via videochamada pelo aplicativo whatsapp, ou videoconferência pelo aplicativo Skype, em data e horário a ser combinado.

8Quem será responsável pela análise e acompanhamento do caso?

O Escritório Online é composto por uma equipe de advogados especialistas na área previdenciária. São eles que acompanharam os casos desde o início até a possível solução.

9Sobre a privacidade, dados pessoais serão realmente preservados?

Sim. Todos os dados são mantidos em total sigilo. Somente nossos advogados, que os representarão administrativa ou judicialmente é que terão acesso aos mesmos.

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