A aposentadoria especial por insalubridade terá novas regras, impostas pela Lei Complementar 245, de autoria do Senador Eduardo Braga.
A principal delas é a regra de transição para quem já está filiado ao INSS. Além da necessidade de comprovar o tempo mínimo em atividades especiais, de 25 anos, terá que, somando sua idade, alcançar o total de 86 pontos.
Já aqueles segurados que iniciarem suas contribuições ao INSS após a promulgação da Lei Complementar, o texto propõe idade mínima de 60 anos mais 25 anos de efetiva exposição.
Isto é muito importante, porque principalmente médicos e dentistas encontrarão maiores obstáculos para se aposentar com um valor adequado ao que recolhem à Previdência.
Será necessário mais atenção e zelo ao analisar as possibilidades de comprovação do tempo de contribuição e dos períodos expostos a agentes nocivos (biológicos).
Além do que, é comum nessas duas profissões, haver contribuições concomitantes ao INSS e a regimes próprios de Estado ou Municípios, muitas vezes acima do Teto, causando prejuízo a estes contribuintes.
Todos esses aspectos exigem agilidade na busca dos meios de prova de períodos especiais e certidões das contribuições.
Portanto, a forma de calcular o valor do benefício exige um planejamento para aproveitar melhor as contribuições feitas em cada regime.
As novas regras da aposentadoria especial devem ser confrontadas e comparadas com uma das cinco regras existentes de aposentadoria comum.
Em determinadas situações, pode acontecer da aposentadoria comum ser mais benéfica financeiramente do que a aposentadoria especial.
Infelizmente, o contribuinte que negligenciar contagens de tempo de contribuição, simulações de renda e projeções de cenários, fatalmente irá se deparar com um renda aquém do esperado no futuro.
Então, não perca tempo! Reúna documentos e analise as possibilidades de obter esse tempo de contribuição em condições especiais.
Se quiser, acesse nossa Calculadora ou adicione o Whatsapp (49) 9.9824-8589 na agenda do seu celular, que podemos lhe auxiliar.
Gostou da informação? Compartilhe nos grupos em que participa. Seja um agente da informação!
Agora é hora de analisar as circunstâncias e ser previdente!
Leia mais:
REFORMA DA PREVIDÊNCIA EXIGE PLANEJAMENTO DE APOSENTADORIA
CONHEÇA AS 3 RAZÕES PARA PLANEJAR, COM URGÊNCIA, A SUA APOSENTADORIA
Envie-nos um e-mail para: pedrosa@pedrosaprevidente.com.br
Deixe sua opinião nos comentários do post,
Inscreva-se no Canal do Youtube da Pedrosa Previdente ou
Escritório Online consiste num modelo de escritório virtual que utiliza dispositivos digitais para possibilitar o contato com clientes de forma ágil e segura. Nada mais é que uma ferramenta que possibilita o contato Cliente x Especialista, com intuito de esclarecer todas as dúvidas concernentes a aposentadorias, revisões, auxílios e demais prestações previdenciárias.
A grande vantagem é a economia de tempo e redução de custos. O cliente não necessita se deslocar e aguardar no escritório físico, evitando gastos com passagem ou combustível e estacionamento. Também não tem o stress do trânsito das grandes cidades, além de ainda proporcionar a vantagem da rapidez na resposta de alguma dúvida de baixa complexidade e com privacidade.
O atendimento será realizado via e-mail ou whatsapp. Primeiramente, é necessário clicar na aba “Escritório Online” e preencher os campos definidos como obrigatórios. Feito isso, um de nossos Especialistas irá entrar em contato (e-mail ou whatsapp) e irá verificar quais são as suas dúvidas. Neste primeiro contato o foco é esclarecê-las com base nas informações reportadas e em documentos acessados diretamente da página do INSS – www.meuinss.gov.br.
Caso seja necessário, serão solicitados documentos para complementar a análise do caso.
O Escritório Online funciona de segunda a sexta, em horário comercial, das 08h até as 18h, sem intervalo de almoço.
Se alguma mensagem for enviada fora deste horário, no primeiro momento do início de expediente é verificado o pedido de contato e o mesmo é realizado seguindo a ordem em que chegou.
Os documentos vão desde certidões de nascimento e casamento, atestados médicos e exames, CTPS, formulários PPP e laudos ambientais, que servem para caracterizar em quais condições se pode dar uma aposentadoria, auxílio-doença, pensão, etc.
Basta encaminhar por meio de digitalização ou foto (em arquivos jpg. ou pdf.), via e-mail ou whatsapp. Atualmente, com a inovação trazida pelo MEU INSS e pelos Tribunais Eletrônicos, não há exigência dos documentos serem originais.
Em casos de maior complexidade, pode-se agendar reunião online, via videochamada pelo aplicativo whatsapp, ou videoconferência pelo aplicativo Skype, em data e horário a ser combinado.
O Escritório Online é composto por uma equipe de advogados especialistas na área previdenciária. São eles que acompanharam os casos desde o início até a possível solução.
Sim. Todos os dados são mantidos em total sigilo. Somente nossos advogados, que os representarão administrativa ou judicialmente é que terão acesso aos mesmos.